Cabe ao gestor dar devolutivas sobre como uma atividade foi conduzida, mostrando o que pode ser melhorado. Ao voltar de um período de ausência, por exemplo, ele deve fazer um balanço das ações realizadas sob o comando do interino, avaliando se elas estão dentro do combinado.
Além disso, faz parte das atribuições de um líder dar voz a seus colaboradores e relatar resultados e boas ideias. "O espírito de equipe e o reconhecimento são demonstrados em pequenos sinais, como na utilização da expressão 'nós', em vez de 'eu'. Dar a palavra ao auxiliar para que ele explique suas contribuições nos projetos dos quais participou também é importante", explica Heloísa Lück. Uma boa relação entre diretor e vice, portanto, ajuda a garantir uma gestão mais democrática.
Profissional multitarefa
Muitas funções podem ser delegadas ou compartilhadas. Confira:
- Acompanhar a frequência de alunos e professores.
- Encontrar soluções para cobrir faltas e substituições.
- Orientar e acompanhar os projetos institucionais.
- Participar da elaboração da pauta dos encontros de formação de professores e funcionários.
- Dar suporte à coordenação pedagógica na avaliação de desempenho dos docentes.
- Monitorar todas as etapas da merenda, do recebimento dos alimentos ao descarte.
- Estreitar a relação com as famílias, acompanhando a entrada e a saída dos alunos e atendendo aos pais.
- Observar a manutenção do prédio e de equipamentos.
- Checar as condições de segurança do prédio.
- Tomar decisões na ausência do diretor.
Se por um lado a experiência pode ajudar na divisão das tarefas, por outro diferentes responsabilidades precisam ser assumidas com o novo cargo. A própria Justina reconhece que o seu dia a dia precisa de ajustes: "Ainda estou muito ligada à supervisão da formação docente, mas vendo a Penha atribulada, percebo que preciso fazer mais", conta (veja quadro na próxima página). Apesar de trabalharem juntas há vários anos, elas procuram um entrosamento cada vez maior. "Passamos a nos reunir mais somente nós duas para melhor resolver as pendências", conta Penha.
Escolha criteriosa
Ao escolher o vice-diretor, verifique se ele tem:- Experiência como docente.
- Formação em nível superior, preferencialmente com especialização em gestão.
- Boa organização e bom planejamento.
- Capacidade de monitoramento e avaliação de indicadores de aprendizagem.
- Espírito de liderança e bom relacionamento com a equipe.
- Conhecimento da cultura e do cotidiano da escola.
- Habilidade em gerir recursos e definir prioridades de gastos.