Diretores e coordenadores pedagógicos precisam propiciar um clima de abertura e respeito, para que todos possam criticar e sugerir sem medo de represálias. Veja o que cada um deve fazer, além de ouvir com atenção seus pares e administrar confrontos como momentos de crescimento, para que uma gestão seja democrática e participativa:
DIRETOR
Ser o articulador da proposta pedagógica
Decifrar e compartilhar as informações contidas em leis que afetam o cotidiano escolar
Propiciar momentos de discussão organizados, com pauta definida, com tempo e espaço para que todos participem
Definir problemas e identificar soluções, levando em consideração a opinião de todos
Coordenar a parte administrativa sem prejuízo do acompanhamento das questões pedagógicas
Ressaltar as funções educativas de todos os funcionários
Providenciar condições materiais e estruturais para que todos possam realizar seu trabalho
COORDENADOR PEDAGÓGICO
Participar ativamente da elaboração e discussão da proposta pedagógica
Estar atualizado com pesquisas e bibliografia para orientar os professores na busca de soluções
Garantir tempo e espaço 2 ou 3 horas por semana para discussão sobre a prática docente e relações com os alunos
Ser o organizador do processo de educação continuada da equipe
Ouvir as queixas dos docentes e criar uma rotina de reflexão coletiva sobre as possíveis soluções
Planejar e avaliar em conjunto as ações didáticas
Organizar estudos e leituras que possam levar o professor a ter autonomia sobre a sua docência.