Tutoriais
- Como criar uma página no Facebook
- Como criar um Blog
- Unidade III - Implementando o sítio
- Unidade IV - Publicando na Web
Textos Complementares
“Este artigo trata do conceito de Web 2.0 no âmbito da prática pedagógica que integra as tecnologias digitais ao currículo. Apresenta uma breve revisão da literatura nesta área e analisa as evidências do uso da Web 2.0 em trabalhos científicos e relatos de experiências apresentados em um evento científico denominado Seminário Web Currículo, realizado em uma universidade brasileira a partir da iniciativa de um grupo de pesquisadores de tecnologias em educação. Argumenta-se que a Web 2.0 tem potencial para facilitar a inovação pedagógica, entretanto, isto depende de uma série de fatores tais como: infraestrutura tecnológica nas escolas públicas; capacitação dos educadores para uso das tecnologias; pesquisa sobre os melhores usos das tecnologias para as abordagens pedagógicas baseadas na concepção de educação transformadora; políticas públicas que respaldem projetos de ensino e pesquisa. Por estas razões, a integração do trabalho de pesquisadores e educadores e o trabalho conjunto entre a universidade e os órgãos governamentais responsáveis pelas políticas de educação são de fundamental importância”.
O artigo descreve algumas experiências, nas quais os gestores escolares contribuíram para práticas no caminho às mudanças no espaço escolar relativas à incorporação das TIC. São apresentadas também opções de redes colaborativas de aprendizagem, disponíveis na Internet, “que possibilitam a realização de atividades colaborativas e criação de comunidades virtuais de aprendizagem, potencializando a aglutinação de recursos tecnológicos e de pessoas, em direção a caminhos que busquem a transformação da escola num espaço aberto e dinâmico”.
O texto aborda que os problemas de gestão têm sido menos acentuados nas escolas particulares que nas públicas, embora existam problemas de base comuns a ambos os tipos de instituições escolares. O autor parte da concepção que a informática e outras tecnologias estarão a serviço do ensino e da aprendizagem, como adjetivos do substantivo Educação, opondo-se a modelos tecnicistas de tecnologia educacional. O texto apresenta, ainda, elementos importantes a serem observados no processo de gestão da incorporação das TICs no processo escolar (espaço físico, gestão de software, gestão de página web, manejo de turmas entre outros).
O texto trata da necessidade de uma gestão inovadora da escola com o uso das TICs, tanto no âmbito administrativo quanto no pedagógico. O autor enfatiza que a gestão administrativa deve estar a serviço da pedagógica e ambas têm de estar integradas para que possam subsidiar tomadas de decisão. Ainda são elencados alguns passos essenciais para implantação de tecnologias na escola (garantir o acesso, domínio técnico, domínio pedagógico e gerencial, soluções inovadoras).
/portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/orientacao_criando_equipe.pdf.
[PDF]Na Sala de Aula
www.embl.it/training/scienceforschools/teacher.../classroom_port.pdf
Contar uma história para apresentar os “microarrays” na sala de aula. [PDF]Observação de aulas e avaliação do desempenho ... - CCAP
www.ccap.min-edu.pt/docs/Caderno_CCAP_2-Observacao.pdf
de P Reis - Citado por 79 - Artigos relacionados
a observação de aulas e o desenvolvimento individual e organizacional 11. 1.1. Finalidades ... 21. grelha de observação focada: ambiente de sala de aula.[PDF]Dicas para elaboração de aulas - Portal do Professor
portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/dicas_producao_aulas.pdf
Objetivos – O que o aluno poderá aprender com esta aula. • Duração das ... http:/[PDF]Tecnologias na sala de aula - unesdoc - Unesco
unesdoc.unesco.org/images/0015/001510/151096POR.pdf
Tecnologias na sala de aula : uma experiência em escolas públicas de ensino médio / Antonia Ribeiro, Jane Margareth de Castro e Marilza Machado Gomes.LIVRO: A gestão da aula universitária na PUCRS
www.pucrs.br/edipucrs/agestaodaaula.pdf
Resultados da pesquisa
[PDF]1 O Vídeo na Sala de Aula • José Manuel Moran Professor ...
extensao.fecap.br/artigoteca/Art_015.pdf
Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e ... para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.[PDF]série Aula Nota 10 - Fundação Lemann
www.fundacaolemann.org.br/uploads/clippings/serie_aula_nota_10.pdf
Aula Nota 10 – 49 Técnicas para Ser um Professor Campeão de Audiência, de Doug ... procedimentos de manejo de sala de aula que, segundo o especialista.[PDF]Das salas de aula aos ambientes virtuais de ... - Abed
www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/030tcc5.pdf
de VM Kenski - 2005 - Artigos relacionados
equipamentos mediáticos nas salas de aula, professores e alunos[PDF]o modelo sala de aula invertida aplicado em uma ... - Início
ocs.ifes.edu.br/index.php/sepinfe/ENRETESI/paper/view/1412/431
aplicar o modelo Flipped Classroom (sala de aula invertida). [PDF]PAPEL E vALoR DAS INTERAÇOES soclAls E|\/| sALA DE ...
www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/812.pdf
de C DAVIS - Citado por 117 - Artigos relacionados
Este artigo pretende discutir o conceito de interações sociais, de modo a clarificar seu papel e valor para a dinâmica da sala de aula. [PDF]Indisciplina - Idéias - 28 - Celso Vasconcellos
www.celsovasconcellos.com.br/Textos/indi.pdf
Celso dos S. Vasconcellos (1). Os Desafios da Indisciplina em Sala de. Aula e na Escola.