Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo

A.T.P.C. / Coordenação Pedagógica - Tel: 3232-5240

  • A Página Inicial
  • Holerite
  • LEMANN
  • PROFESSOR
  • Portal do Professor
  • Recadastramento
  • TREINO
  • Vitória Quintal

terça-feira, 15 de março de 2016

Tecnologia na Escola

Tutoriais

  •  Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica
  •  Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores
  •  8 razões para usar o Youtube em sala de aula
  •  Como criar uma página no Facebook
  •  Como criar um Blog
  •  Unidade III - Implementando o sítio
  •  Unidade IV - Publicando na Web

Textos Complementares

  •  Integração da WEB 2.0 ao currículo: A Geração WEB Currículo
“Este artigo trata do conceito de Web 2.0 no âmbito da prática pedagógica que integra as tecnologias digitais ao currículo. Apresenta uma breve revisão da literatura nesta área e analisa as evidências do uso da Web 2.0 em trabalhos científicos e relatos de experiências apresentados em um evento científico denominado Seminário Web Currículo, realizado em uma universidade brasileira a partir da iniciativa de um grupo de pesquisadores de tecnologias em educação. Argumenta-se que a Web 2.0 tem potencial para facilitar a inovação pedagógica, entretanto, isto depende de uma série de fatores tais como: infraestrutura tecnológica nas escolas públicas; capacitação dos educadores para uso das tecnologias; pesquisa sobre os melhores usos das tecnologias para as abordagens pedagógicas baseadas na concepção de educação transformadora; políticas públicas que respaldem projetos de ensino e pesquisa. Por estas razões, a integração do trabalho de pesquisadores e educadores e o trabalho conjunto entre a universidade e os órgãos governamentais responsáveis pelas políticas de educação são de fundamental importância”.
  •  O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola
O artigo descreve algumas experiências, nas quais os gestores escolares contribuíram para práticas no caminho às mudanças no espaço escolar relativas à incorporação das TIC. São apresentadas também opções de redes colaborativas de aprendizagem, disponíveis na Internet, “que possibilitam a realização de atividades colaborativas e criação de comunidades virtuais de aprendizagem, potencializando a aglutinação de recursos tecnológicos e de pessoas, em direção a caminhos que busquem a transformação da escola num espaço aberto e dinâmico”.
  •  A Gestão de Novas Tecnologias na Escola Pública.
O texto aborda que os problemas de gestão têm sido menos acentuados nas escolas particulares que nas públicas, embora existam problemas de base comuns a ambos os tipos de instituições escolares. O autor parte da concepção que a informática e outras tecnologias estarão a serviço do ensino e da aprendizagem, como adjetivos do substantivo Educação, opondo-se a modelos tecnicistas de tecnologia educacional. O texto apresenta, ainda, elementos importantes a serem observados no processo de gestão da incorporação das TICs no processo escolar (espaço físico, gestão de software, gestão de página web, manejo de turmas entre outros).
  •  Gestão inovadora da escola com tecnologias.
O texto trata da necessidade de uma gestão inovadora da escola com o uso das TICs, tanto no âmbito administrativo quanto no pedagógico. O autor enfatiza que a gestão administrativa deve estar a serviço da pedagógica e ambas têm de estar integradas para que possam subsidiar tomadas de decisão. Ainda são elencados alguns passos essenciais para implantação de tecnologias na escola (garantir o acesso, domínio técnico, domínio pedagógico e gerencial, soluções inovadoras).



[PDF]Na Sala de Aula

www.embl.it/training/scienceforschools/teacher.../classroom_port.pdf

Contar uma história para apresentar os “microarrays” na sala de aula. 




[PDF]Observação de aulas e avaliação do desempenho ... - CCAP

www.ccap.min-edu.pt/docs/Caderno_CCAP_2-Observacao.pdf

de P Reis - ‎Citado por 79 - ‎Artigos relacionados
a observação de aulas e o desenvolvimento individual e organizacional 11. 1.1. Finalidades ... 21. grelha de observação focada: ambiente de sala de aula.



[PDF]Dicas para elaboração de aulas - Portal do Professor

portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/dicas_producao_aulas.pdf

Objetivos – O que o aluno poderá aprender com esta aula. • Duração das ... http://portaldoprofessor.mec.gov.br/pdf/orientacao_criando_equipe.pdf. 



[PDF]Tecnologias na sala de aula - unesdoc - Unesco

unesdoc.unesco.org/images/0015/001510/151096POR.pdf

Tecnologias na sala de aula : uma experiência em escolas públicas de ensino médio / Antonia Ribeiro, Jane Margareth de Castro e Marilza Machado Gomes.



LIVRO: A gestão da aula universitária na PUCRS

www.pucrs.br/edipucrs/agestaodaaula.pdf


Resultados da pesquisa

[PDF]1 O Vídeo na Sala de Aula • José Manuel Moran Professor ...

extensao.fecap.br/artigoteca/Art_015.pdf
Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e ... para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.


[PDF]série Aula Nota 10 - Fundação Lemann

www.fundacaolemann.org.br/uploads/clippings/serie_aula_nota_10.pdf
Aula Nota 10 – 49 Técnicas para Ser um Professor Campeão de Audiência, de Doug ... procedimentos de manejo de sala de aula que, segundo o especialista.


[PDF]Das salas de aula aos ambientes virtuais de ... - Abed

www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/030tcc5.pdf
de VM Kenski - ‎2005 - ‎Artigos relacionados
equipamentos mediáticos nas salas de aula, professores e alunos


[PDF]o modelo sala de aula invertida aplicado em uma ... - Início

ocs.ifes.edu.br/index.php/sepinfe/ENRETESI/paper/view/1412/431
aplicar o modelo Flipped Classroom (sala de aula invertida). 


[PDF]PAPEL E vALoR DAS INTERAÇOES soclAls E|\/| sALA DE ...

www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/812.pdf
de C DAVIS - ‎Citado por 117 - ‎Artigos relacionados
Este artigo pretende discutir o conceito de interações sociais, de modo a clarificar seu papel e valor para a dinâmica da sala de aula. 


[PDF]Indisciplina - Idéias - 28 - Celso Vasconcellos

www.celsovasconcellos.com.br/Textos/indi.pdf
Celso dos S. Vasconcellos (1). Os Desafios da Indisciplina em Sala de. Aula e na Escola.

Postado por Unknown
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

  • ▼  2016 (146)
    • junho (6)
    • maio (3)
    • abril (42)
    • março (30)
    • fevereiro (40)
    • janeiro (25)
  • ►  2015 (154)
    • dezembro (12)
    • novembro (15)
    • outubro (38)
    • setembro (14)
    • agosto (37)
    • julho (38)

OUTROS SITES:

  • CURRÍCULO SP
  • E V E S P
  • ESPAÇO DO SERVIDOR
  • Esoterikha
  • Evermote - Agenda
  • FAÇA VOCÊ MESMO
  • Ferramentas Gerenciais
  • Filmora - Vídeos
  • OT - PLANEJAMENTO 2016
  • P N L
  • TURBINE SUA AULA
  • UNESP ABERTA
  • Videoaulas Movie Maker
  • Você Vencedor
  • A Língua Portuguesa
  • A Tribuna - Santos
  • BOLETIM ESCOLAR
  • CURRÍCULO +
  • Coaching Semanal
  • E F A P
  • ESCOLA DE GESTORES
  • MANUAL DO SERVIDOR
  • PORTAL DO PROFESSOR
  • Palestrante Motivacional Cynthia
  • S E E - SP
  • Schmidt 2015
  • TUA SAÚDE
  • Tecnologia na Educação - PORVIR
  • Tribuna
  • Beakman
  • CONSTRUÇÃO DE VALORES NA ESCOLA
  • E N E M
  • Experimentos de Ciências
  • Experimentos de Ciências 2
  • Experiências
  • FOCO NA APRENDIZAGEM
  • Lemann
  • Manual do Mundo
  • O Segredo
  • PEI - Conde
  • S E D
  • T E D - vídeos
  • TRANSFERÊNCIA-DIURNO
  • VITÓRIA QUINTAL
  • X-Tudo
Tema Marca d'água. Tecnologia do Blogger.