quinta-feira, 31 de março de 2016

Melhorando a Redação no ENEM

Para preparar um aluno para ingressar em uma universidade pelo ENEM hoje, é essencial entender questões como a estrutura da prova, os pesos das notas nas diferentes áreas de estudo e o desempenho dos candidatos em anos anteriores.
A análise da performance dos anos anteriores é essencial pois identifica os pontos nos quais a maior parte dos candidatos tem dificuldade. Apesar de esta análise ser muito relevante, poucos conseguem realiza-la, por falta de tempo, de dados confiáveis ou de pessoas especializadas para interpretar os dados.
Considerando que a redação tem peso significativo na nota da maioria dos cursos, é importante que os candidatos preparem-se cada vez melhor para essa etapa do exame. Por isso, analisamos detalhadamente as notas dos candidatos na redação e identificamos alguns pontos importantes.
A nota da redação é composta pela avaliação de 5 competências, que valem 200 pontos cada:
  • Domínio da Lingua Portuguesa
  • Comprensão da Proposta de Redação
  • Seleção e Organização das Informações
  • Conhecimento para Argumentação
  • Proposição de Soluções para o Problema Abordado

1. A maioria dos candidatos tem bom domínio da língua portuguesa e compreende a proposta da redação

Ao contrário do que muitos pensam, a grande dificuldade dos estudantes brasileiros não é o domínio da língua portuguesa. O desempenho nos anos anteriores aponta que a maioria dos alunos que fazem o ENEM conhece bem as regras ortográficas e não comete grandes erros na escrita. É claro que há estudantes com sérias dificuldades nesse aspecto, mas não é uma predominância, já que a média das notas dos candidatos é 120, sendo a nota máxima 200 pontos.
Eles também entendem a proposta da redação e o tema abordado. As ideias normalmente estão dentro do que se espera na proposição e a nota é equilibrada nesse ponto, sendo a média 112.

2. Os candidatos conseguem selecionar e organizar as informações

Outra competência que não representa uma grande dificuldade para os candidatos diz respeito a selecionar e organizar as informações no texto. Eles conseguem eleger os pontos importantes e costumam usar informações relevantes de maneira coesa, mas estruturam apenas parte das informações de maneira correta. Sem pecar gravemente nessa competência, a média das notas é 106 – uma performance mediana.

3. Os alunos têm conhecimento para desenvolver a argumentação

Como as escolas brasileiras costumam concetrar esforços na produção de textos de estrutura dissertativa e incentivar os alunos na construção de argumentações, a maior parte dos candidatos já está parcialmente preparada para o desenvolvimento da argumentação na redação do ENEM.
Porém, para desenvolver os argumentos concretos e obter boas notas nessa competência, os candidatos precisam de uma preparação pessoal e individual, que envolve leitura frequente, busca de informações e conhecimento de atualidades.
A maioria dos candidatos apresenta-se apenas parcialmente preparada para desenvolver argumentações na redação do ENEM, pois não consegue relacionar completamente fatos, teses e opiniões para embasar sua ideia. A média das notas dos candidatos é de 111 pontos, o que significa que a maior parte deles consegue concluir pouco mais que 50% dos objetivos da competência.

4. Falta habilidade para propor soluções para os problemas

A maior parte dos candidatos consegue uma nota mediana (acima de 100 pontos) nas 4 primeiras competências, o que significa que eles entendem proposta da redação, constroem a argumentação, organizam bem as informações e não cometem grandes erros de português. Contudo, a maior dificuldade dos alunos no ENEM diz respeito à Proposição de Soluções para o Problema Abordado, que tem nota média de 62 pontos, muito abaixo da média das outras 4 competências avaliadas.
Para atingir os objetivos dessa competência os alunos precisam discorrer sobre o problema relacionado ao tema e propor ações e intervenções para sua resolução, fundamentando-as nos fatos citados ao longo do texto.
Devido à ansiedade durante a escrita dos últimos parágrafos da redação (que é onde costuma-se concluir e apresentar soluções) e à preocupação com o tempo de prova, muitos candidatos se perdem e não conseguem elaborar soluções criativas e razoáveis para o problema tratado.