quinta-feira, 31 de março de 2016

+ alunos na escola

Propaganda

Fazer propaganda é essencial. Rádio, jornal, panfletos, cartazes e claro, a internet, devem ser usados para divulgar a escola e atrair alunos. 
Uma página no Facebook, um site atualizado e um blog com dicas de educação, atualmente, são ações básicas que qualquer escola que queira se manter no mercado deve investir.

Invista no diferencial

Por que uma pessoa procuraria e matricularia o filho na sua escola? Qual o diferencial que ela oferece? Foque nisso para fazer a divulgação. 
Ela não tem um diferencial? Então invista nele. Boa aprovação no vestibular, por exemplo, pode ser algo que chame a atenção, mas não é só isso. 
Escolas que oferecem uma carga horária maior de aulas e disciplinas a mais, como o ensino de uma terceira língua, passam a frente na luta pela atração de alunos.
Muitos pais gostam que os filhos possam ficar em período integral no colégio e isso é um ponto positivo para sua escola oferecer. 
Caso não possa fazer isso em todas as séries, tente fazer um pacote com terceiro ano do segundo grau normal no período da manhã acoplado em um cursinho pré-vestibular no período da tarde, por exemplo.

Envolva a família

Para que os alunos que ingressaram no colégio sejam mantidos e para que as famílias recomendem a sua escola, fazendo a famosa propaganda boca a boca, é necessário que uma boa relação com os pais seja mantida. 
Para isso, ofereça um sistema no qual o pai tenha acesso às notas dos alunos, às convocações para reunião, tire dúvidas sobre algo, tenha acesso a boletos, ou seja, faça com que a interação exista e seja facilitada para os responsáveis.
Com isso, eles se sentirão amparados, seguros e acompanharão mais de perto a vida do aluno, sem precisarem se deslocar ao estabelecimento com frequência.

Seja claro com os pais

Eles precisam ser informados do projeto pedagógico desde que procuraram a escola pela primeira vez. Deixe isso exposto também no site ou no sistema de interação entre escola e pais. 
O mesmo deve ser feito quanto ao calendário escolar e material usado. Isso tudo fará com que eles tenham conhecimento desde antes de fazer a matrícula, de tudo o que estão contratando, evitando frustrações e descontentamento. 
Além disso, um bom projeto pedagógico atrai as pessoas que estão preocupadas com a formação da criança e, consequentemente, aumenta o número de alunos.

Faça a gestão dos alunos interessados

Ter um sistema para a gestão de relacionamento com os alunos interessados (chamado de CRM) é essencial para estreitar a relação com eles e ter toda sua carteira de clientes de forma acessível. 
Com isso, ficará mais fácil administrar a interação com cada um dos interessados, seja essa feita por telefone, correspondência ou e-mail, facilitando a interação e atraindo novas matrículas para a instituição.
 Sabendo o que foi falado no último contato, quando e o que deve ser falado no próximo, com certeza vai ajudar a aumentar a quantidade de novas matrículas. 

- Para atrair novos alunos, deve-se olhar para todos que participam do processo de decisão.  A escola também deve ser interessante para o futuro aluno, o familiar que fechará o negócio e as pessoas que podem influenciar esta escolha;

- Propaganda boca a boca só acontece se a escola chega até a boca das pessoas. O papel do marketing, então, é fazer com que a escola apareça entre os assuntos discutidos em uma comunidade, por exemplo;

- E como chegar à boca das pessoas com uma imagem positiva? Harlei sugere ações que ele usa em sua escola, como fazer projetos e eventos com a participação da comunidade e dos pais;

- Para uma campanha de matrícula se converter em novos alunos, o "tour" pela escola é peça-chave. Ele não deve ser padrão, mas se adequar a cada perfil de pai. Há aqueles que valorizam mais a infraestrutura de laboratório e outros que querem saber as ações que visam a aprovação no vestibular;

- É importante solidez na proposta da escola e um mapa de valores que alinhe toda a comunidade escolar. Nenhuma instituição de ensino é boa para qualquer perfil de aluno. Esta proposta pedagógica deve estar clara e alinhada entre a equipe da escola e, assim, deve ser esclarecida aos pais dos futuros alunos;

- Os valores da escola devem se traduzir em vários aspectos, desde os funcionários até o ambiente escolar;

- Visando aumentar a retenção de alunos, é importante diminuir o grau de incerteza em relação ao próximo ano. Toda a equipe deve estar alinhada e atenta às reclamações e insatisfações, tanto de pais quanto de alunos. A comunicação é fundamental neste processo. Quanto antes os sinais de evasão são identificados, mais fácil é reverter este quadro.


Aqui estão 4 ações imediatas que você pode tomar para melhorar suas conversões:
1. Faça uma análise do seu site

Fazer uma avaliação honesta de seu site, dos conteúdos e da facilidade de utilização é a primeira “parada” em um caminho para melhores taxas de conversão. Pense em seu site como a porta de entrada para os futuros alunos. Ele precisa responder a três questões-chave rapidamente sobre qualquer programa, certificado ou curso que você tem a oferecer:
1) Quanto vai custar?
2) Quanto tempo vai demorar?
3) O que vou receber?
Tendo esses detalhes, juntamente com um formulário simples para solicitar mais informações, são os dois passos mais importantes na estruturação do conteúdo do seu site. E não se esqueça: seu site deve ser amigável móvel, acessível e com navegação clara!
2. Influência para conversão

A mídia social é uma ferramenta fundamental para mostrar sua marca, personalidade e conteúdo exclusivo para os futuros alunos. A maioria das escolas tira proveito de ferramentas como Facebook e YouTube para compartilhar atualizações sobre as atividades, programas e eventos. Mas a chave é assegurar que a mídia social também está agindo para realizar as “conversões”. Pense em como você pode usar os sites de mídia social para fornecer a seus seguidores informações sobre suas ofertas de programa, corpo docente e a experiência de outros alunos. É importante tratar as mídias sociais como qualquer outro componente importante no processo de gestão de matrículas e marketing.
3. Medir e melhorar
Minha equipe gosta de usar o ditado “se você vê, você pode corrigir”. Por isso, se você tem uma boa visibilidade sobre o que está acontecendo em todo o seu processo de matrículas, você pode ver o que não está funcionando como planejado. Segundo nossa experiência, esses pequenos ajustes podem realmente ajudar a aumentar o número de matrículas.
4. Seja pró-ativo e específico

Mesmo que você alcance conversão, isso não significa o final. Sua primeira troca com um potencial estudante é apenas o começo: este é o momento de ser pró-ativo e entrar em contato com esses alunos com um objetivo específico. Você tem um grande número de futuros alunos que começaram um aplicativo, mas não terminaram? Você tem um grupo de estudantes que se inscreveram previamente, mas não se matricularam no prazo? Aproveite os dados que você tem e converse com os alunos para que façam a matrícula. Além disso, campanhas de divulgação podem trazer resultados rapidamente. 
Com estas quatro etapas em mente, você estará no caminho para tornar seus esforços de marketing e de matrícula mais eficazes e eficientes. Estas técnicas são importantes principalmente nos momentos em que você precisa “fazer mais com menos”.