Para começar bem o ano letivo de 2016, a Secretaria da Educação do Estado reuniu as principais dicas para esse novo momento, com ações simples, mas fundamentais para aprimorar o aprendizado, fortalecer o vínculo entre escola e comunidade e ajudar a trilhar um caminho cheio de realizações. Confira abaixo:
1) Para começar, todos os estudantes, de quaisquer séries, podem elaborar um plano de estudo e um projeto de vida no início do ano. Essa atividade já é realizada nas escolas estaduais e permite que as crianças e os jovens tracem metas e não percam os sonhos de vista, além de auxilia-los no comprometimento com os estudos.
2) Aprender um novo idioma é uma atividade que amplia a bagagem cultural e auxilia na formação para o mercado de trabalho. A Educação oferece aulas gratuitas de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim em todo o Estado, nos Centros de Estudos de Línguas (CELs). Confira a unidade mais próxima de você.
3) Pais e responsáveis, participem da vida escolar de seus filhos, seja nas reuniões bimestrais ou no acesso aos boletins online. A comunidade também está convidada a participar das atividades gratuitas realizadas rotineiramente nas unidades de ensino, como gincanas, feiras de ciências e mobilizações.
4) A internet, ferramenta cada vez mais presente na vida das pessoas, pode ser uma ótima aliada no aprendizado. A Educação oferece diversas opções de cursos por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP). Os cursos, como inglês, espanhol e pré-vestibular, estão disponíveis 24 horas por dia.
5) Ser protagonista na escola é outra dica importante. Aluno, se a sua unidade de ensino já possui um Grêmio Estudantil, não deixe de participar e ajudar a construir um espaço cada vez mais democrático e cooperativo. Caso não tenha, saiba como fundar uma agremiação aqui.
6) Jovens e adultos que precisaram interromper os estudos também podem retornar à sala de aula. A Educação oferece formação no Ensino Fundamental e Ensino Médio em duas modalidades: regular, na qual os alunos frequentam as aulas diariamente, e flexível, para aqueles que não podem ir à escola todos os dias. Para fazer a matrícula, basta ir a qualquer uma das 5 mil unidades de ensino no Estado.
7) Para ficar em dia com a leitura, aproveite os acervos e programas de empréstimos de livros presentes em todas as escolas da rede estadual.
8) Estudantes, participem do Saresp! A prova anual realizada pela Educação é importante e ajuda a traçar novas políticas de ensino para a rede paulista.