domingo, 4 de outubro de 2015

Como melhorar a produtividade

A produtividade está diretamente ligada aos resultados, tarefas e projetos que executamos. Pessoas pouco produtivas podem ter um potencial imenso, mas costumam ter dificuldade para concluir trabalhos com qualidade.
Quando desenvolvemos ao máximo nossa produtividade, nos tornamos capazes de distribuir econcluir as atividades diárias da melhor maneira possível, aumentando as chances de ganhar visibilidade na empresa e na faculdade. Conheça agora 5 métodos para ficar mais concentrado e entregar melhores resultados:
  • Concentração total
Reserve ao menos duas horas do seu dia para se dedicar completamente a execução de uma tarefa importante. Seja em casa ou no trabalho, é essencial evitar qualquer tipo de distração para conseguir atingir o limite da concentração e produtividade. Se no meio do processo você sofrer alguma interferência externa, o cérebro perderá o ritmo e entrará no modo descanso.
Antes de começar, desligue o celular e o computador, tenha uma garrafa com água por perto e, se possível, procure ficar em um lugar bem silencioso. No começo, se tiver dificuldade em focar durante duas horas ininterruptas, tente fazer o exercício durante 30 minutos. Com o passar do tempo, também vale ficar mais de duas horas focado.
  • Celular no silencioso
O toque ou vibração do celular pode destruir o ritmo de trabalho. Por isso, nos momentos que precisar de foco, coloque o aparelho no modo silencioso ou, se preferir, desligue-o. Isso evita interrupções desnecessárias e ajuda a fazer um trabalho com mais qualidade e em menos tempo.
  • Uma coisa de cada vez
Ao contrário do que muitos pensam, fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo não é sinônimo de produtividade. Na verdade, segundo um estudo psicológico internacional, quando tentamos focar em diferentes atividades de uma só vez, nossa capacidade de produzir sofre uma queda de até 40%.
A psicóloga Susan Weinschenk, responsável pelo estudo, afirma que ninguém é capaz de executar várias tarefas ao mesmo tempo, pois o cérebro humano só consegue focar completamente em uma atividade por vez. Cada vez que mudamos o foco, nosso cérebro se desliga de todas as outras atividades para se concentrar, somente, em uma. Se durante a leitura de um livro, por exemplo, pararmos para dar uma olhadinha na TV, provavelmente vamos deixar escapar alguma informação importante e teremos que ler o último trecho novamente. Isso aumenta o tempo de execução da tarefa e, consequentemente, nos deixa menos produtivos.
  • Comece o dia fazendo algo que não goste
Pode parecer estranho, mas começar o dia fazendo as tarefas chatas e trabalhosas é uma forma eficiente de ser mais produtivo. Temos o péssimo hábito de deixar para depois tudo aquilo que não queremos fazer. O resultado é, que no final do dia, teremos pouco tempo para executar uma atividade difícil com qualidade. Por esse motivo, é ideal priorizar esse tipo de obrigação.
  • Descanse o cérebro sem perder o ritmo
Para alcançar o nível máximo de concentração, aposte no método 25 – 5. A ideia é dividir o seu tempo de trabalho em partes. A primeira parte é um período de trabalho intenso, com duração de 25 minutos. A segunda será um descanso de 5 ou 7 minutos, no máximo, para beber água ou esticar os músculos. Repita esse processo ao longo do dia e vai notar que o cérebro ficará mais descansado e eficiente.
Fonte: Universia Brasil